Artigos



Orientação Nutricional

Publicado em por Igor Santos

Uma boa alimentação é fundamental durante o tratamento oncológico, pois ajuda o paciente a se sentir melhor, manter um peso adequado e passar pela quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou pela combinação destas terapias da melhor forma possível.

Todos os métodos de tratamento do câncer visam eliminar as células cancerígenas, porém afetam algumas células sadias. Dessa forma, durante o tratamento, o paciente pode apresentar alguns efeitos colaterais. Assim, algumas dicas e modificações na sua alimentação podem ajudar a enfrentar estes problemas.

Dicas gerais para uma boa alimentação neste período

Procure sempre a orientação da equipe de profissionais que acompanha o seu tratamento, especialmente do nutricionista.

  • Faça as refeições em um ambiente agradável e calmo, procurando mastigar bem os alimentos.
     
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia mais frequentemente, ao invés de duas ou três grandes refeições.
     
  • Não tenha medo de experimentar novos alimentos ou alimentos que não costumava comer, pois o paladar pode se modificar durante o tratamento.
     
  • Fale com os familiares e amigos para ajudarem nas compras e preparação dos alimentos.
     
  • Forticare é uma terapia nutricional oral (suplemento) especialmente formulada para pacientes com câncer. E uma importante ferramenta para auxiliar na alimentação do paciente oncológico. Forticare é líquido, pronto para beber, apresenta-se nos sabores laranja-limão, pêssego-gengibre e cappuccino e em embalagens com volume reduzido de 125ml com canudinho.
     
  • Use a criatividade: Forticare pode também ser usado no preparo de milk-shakes, mousses, flans, pudins e vitaminas. Basta liquidificá-lo com sorvete, acrescentar gelatina, creme de leite ou chantili, bater com iogurte, frutas preferidas ou sucos. Os sorvetes, iogurtes e frutas mais ácidos/cítricos são geralmente os preferidos nestas receitas, experimente!
     
  • Forticare pode ser usado no café da manhã, nos lanches ao longo do_dia ou na ceia noturna. Recomenda-se o consumo de 3 unidades por dia. Pergunte ao seu nutricionista/médico qual a melhor forma para utilizar Forticare. Procure sempre a orientação da equipe de profissionais que acompanha o seu tratamento, especialmente do nutricionista.
     
  • Forticare não pode ser fervido.

 

       fonte: Forticare