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Alimentação Saudável para Crianças

Publicado em por Igor Santos

Considerações Nutricionais

Comida e nutrientes são as matérias-primas que nos permitem formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e mantê-los saudáveis. Uma boa deita alimentar também pode proteger de várias doenças.
A dieta de uma criança necessita de um planejamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.
Os nutrientes particularmente importantes para crianças entre 1 e 4 anos são: Ferro, Cálcio, Vitaminas A, C e D.
Alimentos Adequados:
 Hidratos de Carbono Amiláceos, que incluem pão, arroz, massas, cereais e batatas, devem ser servidos em todas as refeições:
● Utilize muitas batatas, incluindo puré de batata e batata-doce.
● Experimente pão integral e de cereais alternativos, já que são por norma mais ricos em fibras que o clássico pão branco. Tente também dar à sua criança pães étnicos, como chapata, nan ou pita.
● As massas também são muito importantes - muitas crianças adoram esparguetes ou lasanhas servidas com tomate, queijo ou molho à bolonhesa.
● Sirva pequenos-almoços fortificados de cereais.
 
 Frutas e legumes devem ser consumidos com bastante regularidade, cerca de 4 ou 5 vezes ao dia.
● Utilize fruta em pudins, bolos ou outros doces e sobremesas
● Frutas e legumes enlatados ou congelados podem ser tão nutritivos como os frescos, saiba escolher.
● Os legumes podem ser comidos crus ou cozinhados (se cozinhados, não exagere no tempo da confecção de modo a manterem o máximo de vitaminas e outros nutrientes).
● Se a sua criança detesta legumes, tente disfarçá-los em sopas, molhos e pizzas.
 
 
Dicas e Conselhos
Refeições
Dê refeições regulares à sua criança, e certifique-se que ela não está demasiado cansada ou aborrecida durante as refeições.
Sente-se e coma juntamente com a criança enquanto família. "A conversa é o melhor tempero".
Tenha em "stock" uma boa variedade de alimentos e escolha aqueles que são coloridos e interessantes para a criança.
Coloque quantidades pequenas de comida num prato pequeno. é preferível repetir do que a criança ficar subjugada pela quantidade de comida que têm de comer.
Mantenha os doces longe da vista da criança até que a refeição tenha chegado ao fim.
 
Pequenos-Almoços
Esta é uma refeição muito importante. Os cereais são ideais, especialmente se servidos com um copo de sumo de fruta natural ou copo de leite. Esta é uma refeição completa em vários nutrientes essenciais, incluindo hidratos de carbono, vitaminas, cálcio, ferro e proteínas.
 
Snacks
"Snacks" nutritivos são importantes na medida em que fornecem nutrientes e energia, mas evite snacks grandes e substanciais muito perto das refeições. Snacks saudáveis incluem: fruta, legumes crus (cenouras, tomate), frutos secos, queijo, tostas, sanduíches e iogurtes.